O senador Rogério Marinho (PL), líder da Oposição no Senado, vai se licenciar do mandato por quatro meses para se dedicar às campanhas eleitorais municipais no Rio Grande do Norte. Enquanto ele estiver fora, o mandato será ocupado pelo empresário Flávio Azevedo (PL) – que já toma posse nesta quarta-feira (19).
Primeiro suplente de Rogério Marinho, Flávio presidiu a Federação das Indústrias do RN (Fiern) de 2003 a 2011 e foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre 2008 e 2011. Atualmente, ele é sócio do jornal Tribuna do Norte e da rádio Jovem Pan News Natal.
Esta será a primeira vez que Flávio Azevedo assumirá o mandato de senador.
Reorganizar o PL no Nordeste
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Rogério Marinho disse que foi “designado” pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para “ajudar a reorganizar o partido no Nordeste”.
“Esse é um partido que está em construção. A nossa preocupação também é dar uma nitidez maior no viés programático e ideológico do partido. Quem nós somos? O que nós defendemos e o que nós representamos?”, disse Rogério à Folha, destacando ainda que o eleitor nordestino “pensa exatamente como nós pensamos, mas vota em Lula”.
O afastamento de Rogério do Senado já estava previsto desde o início do ano. A estratégia traçada pelo diretório estadual do PL visa fortalecer as bases municipais do partido no Estado, com foco nas eleições gerais de 2026, quando há a expectativa de Rogério disputar o Governo do RN.