Mais 14 pacientes com Covid-19 de Manaus desembarcaram na Base Aérea de Natal na noite de sábado (30). A rede de saúde da capital amazonense vive situação de colapso e tem recebido apoio de outros estados. A transferência aconteceu em voo custeado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Amazonas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a taxa de ocupação dos leitos específicos para tratamento da Covid-19 está atualmente com nível de ocupação de 60%. A secretaria garante que, com esse índice em boas condições e com abertura de novas vagas devido às altas médicas, é possível continuar cooperando com ações de ajuda a Manaus, caso haja demanda.
De acordo com Cipriano Maia, secretário de Saúde do RN, dos 14 pacientes que desembarcaram neste sábado, quatro serão tratados no Hospital Estadual Giselda Trigueiro, quatro no Hospital de Campanha de Natal e seis no Hospital Universitário Onofre Lopes. A operação foi coordenada pelo Ministério da Saúde com apoio da Sesap RN, Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Corpo de Bombeiros, SAMU estadual e municipal.