Por Redação
O Ministério da Saúde adiou a reunião que teria, nesta terça-feira (12), com os governadores para debater o plano de imunização contra a Covid-19. Segundo Wellington Dias (PT), governador do estado do Piauí e coordenador do tema vacina no Fórum Nacional de Governadores, a reunião foi adiada devido a impossibilidade de definição de uma data para o início da vacinação no país, bem como pela grave crise de saúde em Manaus, onde o ministro Eduardo Pazzuelo e sua equipe estão. O encontro foi remarcado para a próxima terça-feira, 19 de janeiro.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Dias afirmou não fazer sentido “realizar uma agenda para marcar outra”, mas cobrou do Governo Federal a definição concreta de uma data para início da vacinação, alegando que os estados dependem dela para produção de todo o plano estratégico de imunização.
O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, reafirmou, ontem, que o governo brasileiro trabalha com três datas para o início da vacinação, sendo 20 de janeiro a data mais otimista e entre 10 de fevereiro e início de março a mais demorada. O governo federal já adquiriu até agora 2 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca, vindas da Índia, e outras 6 milhões da CoronaVac para uso emergencial, mas ainda depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da disponibilidade dos imunizantes.
Recebi um pedido de adiamento da agenda que teríamos amanhã (12), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A reunião ficou remarcada para a próxima terça (19). pic.twitter.com/ARVnvKP37q
— Wellington Dias (@wdiaspi) January 11, 2021