Entidades do setor de hotéis, bares e restaurantes do Rio Grande do Norte emitiram nesta quinta-feira (2) uma manifestação pública em defesa da realização de eventos privados de fim de ano, como o Carnatal, que está programado para a próxima semana.
De acordo com as associações, há segurança e aval do Comitê Científico do Governo do Estado para que as festas aconteçam, já que o setor consegue cumprir protocolos estabelecidos pelo poder público, como a exigência do cartão de vacina contra a Covid-19 de todos os participantes, diferentemente dos eventos de rua, onde é difícil haver maior controle.
As entidades também criticaram o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), por determinar o cancelamento dos eventos públicos, como a queima de fogos em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro. “A não realização desse festejo de fim de ano impacta direta e indiretamente no setor turístico”, enfatiza o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH), Abdon Gosson, foi na mesma linha.
“O setor se sente penalizado num momento de retomada, com todos os indicadores da Covid-19 apontado para baixa transmissibilidade, pequena ocupação de leitos e forte campanha em prol da vacinação”, explica. Abdon Gosson complementou que o próprio Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais-UFRN) já apontou que “é muito mais seguro realizar agora um evento de massa do que foi no ano passado”.
As entidades, contudo, apontam que há segurança para realização dos eventos privados. “Diante do cancelamento do réveillon público na cidade do Natal, em nome da hotelaria da capital quero externar meu apoio a todos que empreendem com eventos privados seja em réveillon ou em festas como o Carnatal. Componentes impulsionadores do segmento turístico. São eventos privados que utilizam os mais rigorosos de protocolos de segurança”, disse Abdon Gosson.
O empresário da rede hoteleira ainda ressalta a festa Carnatal. “A festa de Natal que nestes 30 anos tem demonstrado e provado que tudo que faz é bem feito com atenção ao folião. São eventos como estes que ofertam bons resultados. Faz com que nossa economia possa girar neste momento de dificuldade que todos os setores do turismo têm passado. É um momento difícil. De retomada. Precisa ser feita a retomada com segurança, responsabilidade e a festa da cidade conta com nosso apoio e, acredito, que conta com o apoio de todos os componentes do setor do turismo em nosso estado”, finaliza Abdon Gosson.
Para Habib Chalita, eventos como o Carnatal e os réveillons privados ajudam fortemente ao setor de turismo do Rio Grande do Norte uma vez que muitas pessoas vêm de outros estados e países para aproveitar esses momentos em nosso estado. “Esses eventos [privados] usam os mais rigorosos protocolos de segurança e de vigilância sanitária”, frisou.
Quanto ao Carnatal, Chalita comentou que, no ano em que celebra três décadas de realização, ficou provado e demonstrado o quanto é bem produzida e organizada gerando bons resultados ao turismo e a economia do RN.
“Nossa economia se movimenta neste momento de dificuldade que todos os setores do turismo têm passado ainda mais em um momento difícil de retomada que precisa ser feita com segurança e responsabilidade”, concluiu.