antes-visualizacao-noticia

Coronavírus: SP mantém notificação apenas para casos graves e diz que segue Ministério da Saúde

A Secretaria da Saúde de São Paulo vai manter a orientação repassada a hospitais e postos de saúde para notificar apenas casos graves do novo coronavírus. A instrução foi revelada pelo site G1 em 27 de março e provocou manifestação do Ministério Público de Contas do estado, que pediu que o governo voltasse a registrar em sistema todos os casos da doença, sejam eles leves ou graves. Na última quinta-feira (2), a Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de São Paulo também instaurou inquérito civil para apurar a orientação de que apenas casos graves devem ser registrados em sistema.

Nesta segunda-feira (6) o coordenador de Controle de Doenças da secretaria estadual, Paulo Menezes, confirmou que permanece a orientação para que as unidades de saúde registrem apenas pacientes internados ou casos em profissionais de saúde. Ele afirma que a medida está de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. A reportagem consultou o ministério sobre a conduta adotada por São Paulo e aguarda retorno da pasta.

Segundo Menezes, alguns dos novos casos confirmados que aparecem nos balanços diários do estado de São Paulo ainda podem ser relativos a pacientes com quadro leve porque há exames atrasados.

Em março, a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado, Helena Sato, confirmou a orientação para notificar apenas pacientes internados e destacou que a medida é necessária para concentrar esforços nos casos graves.

Funcionários de UBSs da capital afirmam que o exame laboratorial já não era recomendado para pacientes com sintomas leves mas que, a partir da chegada do e-mail, a orientação é não notificar os casos no sistema.

Fonte: G1

fim-visualizacao-noticia