A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, fez nesta quinta-feira (14) o terceiro voo teste da Starship, considerado pela fabricante o experimento mais bem-sucedido até aqui com a maior nave do mundo. Mais uma vez, não havia tripulantes.
A missão conseguiu ir além do que alcançou nos testes anteriores e chegou próximo à fase de pouso da Starship no Oceano Índico, como era planejado. Mas, cerca de 50 minutos depois do lançamento, o contato com a nave foi interrompido.
O gerente de comunicações da SpaceX, Daniel Huot, confirmou alguns minutos depois que a Starship foi destruída. “A equipe informou que a nave foi perdida, então, nada de aterrisagem hoje. Mas é incrível ver o quanto avançamos desta vez”.
A empresa prometeu investigar a causa do incidente. “Óbvio que tem muita coisa para passar, todo mundo quer saber de cara o que aconteceu, mas leva um pouco de tempo. Posso garantir que, assim que começarmos a descobrir as coisas, avisaremos a todos”, disse Huot.
O foguete Super Heavy, usado para impulsionar a Starship, se separou da nave três minutos depois da decolagem, mas, segundo o New York Times, o chamado primeiro estágio do veículo espacial não fez um pouso completamente bem-sucedido no Golfo do México.
A SpaceX considera que teve um progresso em relação aos experimentos anteriores. As outras duas missões, realizadas em 2023 e também sem tripulantes, terminaram com explosões pouco depois da decolagem.
No lançamento desta quinta, o Super Heavy conseguiu se desacoplar de forma bem-sucedida da Starship. E, pela primeira vez, a nave fez quase toda a jornada programada de 1 hora de voo.
Lançamento
O lançamento ocorreu por volta das 10h25, na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA).
Starship, da empresa SpaceX, foi lançada com sucesso nesta quinta-feira (14), nos Estados Unidos — Foto: Reprodução – AFP
Starship no céu — Foto: CHANDAN KHANNA / AFP
Imagem do lançamento da Starship. — Foto: Reprodução
O lançamento atrasou porque a equipe teve que retirar algumas embarcações que estavam paradas no Golfo do México.
O novo teste acontece quatro meses após a segunda tentativa. Os outros dois experimentos acabaram com explosões dos foguetes poucos minutos após a decolagem.
Além disso, mais cedo, o tempo nublado e as condições de vento também preocuparam a equipe da SpaceX.
Imagem da Starship sendo lançada. — Foto: Reprodução
Nave se separando do foguete
Veja o momento em que propulsor se separa da nave Starship
Imagem do propulsor desacoplando — Foto: Reprodução
Nave no espaço
Starship, nave espacial da SpaceX, se encontra no espaço — Foto: Reprodução
Nave voltando, entrando na atmosfera
SpaceX lança Starship com sucesso, e nave chegou na atmosfera, um dos objetivos da missão espacial — Foto: Reprodução
Momento em que a Starship, da empresa SpaceX, entra na atmosfera — Foto: Reprodução
Fonte: g1