antes-visualizacao-noticia

Teatro Alberto Maranhão é entregue e tem programação de reabertura a partir de domingo (19)

Prédio de 117 anos está sendo entregue com suas características históricas e arquitetônicas originais - Foto: Reprodução
Prédio de 117 anos está sendo entregue com suas características históricas e arquitetônicas originais - Foto: Reprodução

As grades francesas do Teatro Alberto Maranhão estarão abertas novamente ao público. Fechado desde 2015 e passando por trabalhos de restauro há três anos, o centenário TAM volta ao calendário cultural de Natal a partir deste fim de semana. O prédio de 117 anos está sendo entregue à cidade com suas características históricas e arquitetônicas originais, além de  uma moderna caixa cênica. Para o retorno, o teatro terá uma programação de pré-abertura  sexta e sábado, e a partir de domingo (19) até o dia 23/12 contará com uma agenda gratuita voltada ao grande público saudoso de sua casa de espetáculos mais antiga. 

A restauração do TAM contou com recursos de R$ 2,5 milhões, e fiscalização direta do Iphan. Os serviços incluíram a renovação das estruturas elétricas, hidráulicas e de acessibilidade, climatização, paisagismo, reestruturação do palco e camarins, ações de combate a incêndio e implementação de sistema de esgoto. Houve ainda o serviço manual de restauro das janelas e esquadrias centenárias, das poltronas e cadeiras dos camarotes e frisas, agora revestidas com tecido que não espalha chamas em caso de incêndio. 

O jardim central retorna às características originais, e a estrutura do telhado foi totalmente reconstituída e reforçada para a instalação de telhas termoacústicas, garantindo isolamento térmico e acústico. O teatro tem agora um sistema moderno de combate e prevenção a incêndios, com detectores de fumaça, spliters e hidrantes, além de carpete de tecidos anti-incêndio. 

Elevadores e plataformas elevatórias estão instaladas para o acesso de portadores de deficiência e dos idosos. Novos banheiros foram construídos. Réplicas artesanais de peças do ladrilho belga da entrada, que datam da inauguração do teatro, foram feitas por um artesão paraibano para substituir os originais danificados.

Para a caixa cênica, o “coração” do teatro, foi instalado  um moderno sistema de iluminação e sonorização, com recuperação e troca da mecânica cênica, e a inclusão de vestimenta com ciclorama, bambolinas, pernas de coxias, rotunda e cortina anti-chamas.

Programação 

Os primeiros a verem o palco do TAM novamente ocupado serão os trabalhadores da obra: a sessão desta sexta é exclusiva deles. No sábado (18), às 19h, haverá uma solenidade oficial de reabertura com a governadora Fátima Bezerra, autoridades e convidados. E no domingo, o grande público poderá chegar para apreciar o Concerto Especial de Natal da Orquestra Sinfônica do RN, às 18h. No repertório, clássicos natalinos como “Feliz Natal”, de Guedes Peixoto; “Ave Maria”, de Schubert; “Festival de Natal”, de Leroy Anderson; “Panis Angelicus”, de Cesar Franck, entre outros. Ingressos gratuitos pelo app Sympla. 

Na segunda (20), às 19h, terá a Mostra de Curtas-metragens premiados nos editais da Lei Aldir Blanc RN. Serão cinco, incluindo  “Sideral”, concorrente à Palma de Ouro do Festival de Cannes. Também na segunda terá início no salão nobre do TAM a mostra “Um Diário Visual das Memórias em Fluxo”, que exibe imagens do processo de restauração do prédio histórico.

Na terça-feira (21) será realizada a Cantata Brincante SESC, às 19h, com shows musicais, teatro, arte circense e literatura reunindo artistas como Sérgio Groove, Nação Zambêracatu e Coral Canto do Povo. No dia 22 será a vez da ‘Quarta da Dança’, com apresentações de coreografias de mais de 20 companhias de escolas de dança, dançarinos e bailarinos do Rio Grande do Norte. A ópera “O Empresário”, pelo grupo Lyricus, de Mossoró, encerrará as celebrações de reabertura do teatro na quinta-feira, às 19h. 

O diretor da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, afirmou que essa foi a mais completa obra de restauração já realizada pela instituição. “Os serviços executados neste governo resolveram todos os problemas acumulados durante anos”, disse. Para o diretor do teatro Ronaldo Costa, um dos desafios da pós abertura é fazer com que a sociedade potiguar desperte para uma consciência patrimonial de preservação de seus monumentos e de sua história. 

Serviço:

Reabertura do Teatro Alberto Maranhão. Programação de 19 a 23 de dezembro, às 19h. Ingressos devem ser retirados gratuitamente na bilheteria, uma hora antes (exceção do dia 19, via Sympla). Será exigido comprovante de vacinação e uso de máscara. 

Fonte: Tribuna do Norte

fim-visualizacao-noticia