A licitação do transporte público da capital potiguar deve ser lançada em março, segundo Daliana Bezerra, titular da pasta de Mobilidade Urbana (STTU). A Secretaria continua trabalhando com a expectativa de cumprir com a publicação do edital no primeiro trimestre de 2022. Inicialmente previsto para o final do ano passado, o edital precisou ser adiado, uma vez que não foi possível analisar as mais de 1,8 mil contribuições feitas em 17 reuniões presenciais nas comunidades da cidade.
De acordo com a secretária, está mantido o prazo do primeiro trimestre desse ano e a STTU corre contra o tempo para ter sucesso e lançar a licitação nesse período.
Ao todo, foram 17 reuniões em diferentes bairros de Natal, nas quatro regiões da cidade, com o objetivo de arrecadar opiniões e sugestões das comunidades sobre a proposta de redesenho de linhas de ônibus. A partir disso, a STTU recebeu 1.830 sugestões, de forma presencial e online, além das submissões em enquetes propostas pelo site da Prefeitura do Natal para perguntas mais direcionadas.
Nova rede de transporte
Viagens mais curtas e o sistema, como um todo, mais integrado. Essa é a ideia central proposta pela STTU. O plano aumentará o número de linhas no transporte público natalense de 55 para 90, sendo 18 delas estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 corujão.
O projeto manterá a mesma estrutura da rede de transporte atual, mudando a forma como ela é operada. Com isso, a quantidade de quilômetros totais foi diminuída, enquanto o número de viagens deve aumentar em até 62%. Também devem ser publicados editais de licitações independentes, para revitalizar e instalar abrigos de parada e terminais de integração em Natal.
A nova rede baseia suas alterações no incremento de viagens e na adequação do sistema de integração. Para tanto, a STTU estuda a possibilidade de aumento no tempo desse serviço, para garantir que o usuário tenha condições de realizá-lo.
Além disso, a STTU esclarece que, no plano apresentado, as linhas de bairro e regionais devem operar com tarifa reduzida de R$ 3,20. Caso o usuário precise completar sua viagem através de uma linha estrutural, vai precisar pagar a diferença de 70 centavos, mas será garantida a integração em todas as viagens, de origem ao destino, pagando apenas uma passagem.
Fonte: Tribuna do Norte