antes-visualizacao-noticia

Trump diz que anunciará tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio; Brasil deve ser afetado

Presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro discurso no Capitólio logo após tomar posse - Foto: Reprodução
Medida deve afetar exportações brasileiras. Foto: Reprodução

Em fala concedida aos repórter da Air Force One, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpo, afirmou que anunciará nesta segunda-feira (10) tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio para o país. Tarifas recíprocas, que devem entrar em vigor quase imediatamente, também devem ser anunciadas na terça-feira (11) e quarta-feira (12), segundo o presidente.

A medida estadunidense deve afetar o Brasil, conforme aponta dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Em 2023, o Brasil exportou US$ 685 milhões para os EUA, o que representa 15% do total das exportações do setor.  

Em 2024, o valor subiu 16%, indo para US$ 796 milhões. A porcentagem representa 14% do total de exportações.

Haddad: “Vamos aguardar a decisão oficial”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo brasileiro só vai se manifestar após uma decisão oficial dos Estados Unidos com relação à implementação de novas tarifas sobre as importações de aço e alumínio.

“O governo tomou a decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos. Então, o governo vai aguardar a decisão oficialmente antes de qualquer manifestação”, disse Haddad a jornalistas.

Questionado se há algo previsto em relação às big techs, como uma possível antecipação do projeto de taxação dessas empresas de tecnologia, o ministro se limitou a dizer: “Nós vamos aguardar a orientação do presidente da República depois das medidas efetivamente implementadas”.

Com informações da Reuters

fim-visualizacao-noticia