A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte lançou nesta segunda-feira (7) o primeiro edital do programa auxílio-creche, iniciativa que oferece apoio financeiro a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da instituição que tenham filhos de até 5 anos de idade.
Segundo a Uern, os alunos contemplados receberão, entre os meses de março e dezembro de 2022, auxílio no valor de R$ 400. Este valor pode ser estendido para R$ 600 se o estudante tiver mais de um filho de até 5 anos (confira o edital).
“Nós estimamos que cerca de 15% dos nossos estudantes de graduação são pais ou mães. E sabemos que, em muitos casos, esses alunos são obrigados a levar os filhos para a sala de aula, o que às vezes leva a trancamento de disciplinas ou mesmo abandono de curso”, apontou a reitora da Uern, professora Cicília Maia.
Serão beneficiados estudantes das unidades de Assú, Caicó, Natal, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros. As inscrições podem ser feitas até o dia 13. Os documentos necessários para participar do processo estão no edital.
A universidade lembra que, neste semestre letivo de 2021.2, serão concedidos 100 auxílios financeiros, seguindo a ordem de classificação da menor para a maior renda per capita.
Os recursos do programa – provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) – são destinados exclusivamente ao custeio das despesas com creche, pré-escola ou cuidador, sendo proibido outro tipo de destinação.
Fonte: g1