antes-visualizacao-noticia

Vereadores encontram corredores superlotados e infraestrutura precária no Hospital Walfredo Gurgel

Apesar de o hospital ser da rede estadual, vereadores fizeram a visita sob o pretexto de que cidadãos de Natal também estão sendo afetados pelos problemas. Foto: Elpídio Júnior

Vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizaram uma visita de fiscalização ao Hospital Walfredo Gurgel, que vive um quadro de superlotação. Apesar de o hospital ser da rede estadual, vereadores fizeram a visita sob o pretexto de que cidadãos de Natal também estão sendo afetados pelos problemas.

Durante a visita, os vereadores Luciano Nascimento (PSD), Camila Araújo (União Brasil) e Preto Aquino (Podemos) constataram pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência. Além disso, a Comissão encontrou problemas de infraestrutura, como salas com tetos prestes a cair.

Foto: Elpídio Júnior
Foto: Elpídio Júnior
Foto: Elpídio Júnior

Além da superlotação, a vereadora Camila Araújo observou que a equipe médica não está passando com frequência para verificar o estado dos pacientes.

“Ouvimos relatos de uma paciente vascular que já está há 10 dias aqui sem ser examinada por um médico. Temos também pacientes da ortopedia que passaram por cirurgia e sequer estão com medicação prescrita para dores. Então, levamos esses apontamentos para a direção da unidade e cobramos explicações”, declarou.

Ao final do encontro, ficou decidido que a Comissão de Saúde vai realizar uma audiência pública para reunir todos os atores envolvidos na gestão da saúde pública estadual e alinhar as políticas para o setor.

“Notei que o maior problema do Walfredo Gurgel é a falta de comunicação com as secretarias de saúde de cada município. Como sugestão, nada melhor do que a gente fazer uma audiência pública na Câmara Municipal com a participação de todas as secretarias dos municípios que compõem a região metropolitana de Natal, haja vista que a maioria dos pacientes que chegam no hospital é desta região”, destacou o vereador Preto Aquino.

fim-visualizacao-noticia