antes-visualizacao-noticia

VÍDEO: Bando de macacos é visto em parque eólico no interior do RN

Os macacos se alimentam de frutas, folhas, sementes, insetos e até ovos de aves que fazem ninhos no chão. Foto: Reprodução

Um grupo de mais de 30 macacos foi filmado atravessando uma estrada de terra dentro do complexo eólico Serra Verde, localizado entre os municípios de Lajes, Bodó e Cerro-Corá, na região Central do Rio Grande do Norte. Os animais, da espécie Sapajus flavius, conhecida como macaco-prego-galego, são nativos da região e foram avistados aproveitando as áreas de parques eólicos como refúgio seguro para viver em bandos maiores.

O biólogo Will Pessoa, envolvido no licenciamento ambiental dos parques eólicos, explicou que os macacos geralmente vivem em grupos menores na caatinga, mas se reúnem em bandos maiores quando encontram ambientes seguros, como as fazendas de parques eólicos, que possuem vigilância reduzindo a presença de caçadores. Os macacos se alimentam de frutas, folhas, sementes, insetos e até ovos de aves que fazem ninhos no chão.

O registro do grupo de macacos atravessando a estrada é considerado um indicativo positivo de que os animais estão encontrando condições adequadas para viver na região, com acesso a alimentos, abrigo e água, o que é relevante tanto para a comunidade científica quanto para os órgãos ambientais.

*Com informações do g1 RN

fim-visualizacao-noticia