antes-visualizacao-noticia

[VÍDEO] Cadela ‘pede socorro’ para policiais e mostra filhotes abandonados em caixa no Paraná

Cadela 'pede socorro' para policias e mostra filhotes abandonados em caixa no Paraná — Foto: PCPR

Uma cadela surpreendeu policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) ao “pedir socorro” para a equipe que passava em uma rua do Tatuquara, em Curitiba. Ela estava abandonada com mais cinco filhotes. O caso aconteceu no último dia 13 de novembro. 

Nas imagens é possível ver que a cadela está ao lado da caixa de papelão onde estão os filhotes. Ela late e tenta chamar a atenção dos policiais, que param a viatura e se aproximam. Em seguida, a cadela se aproxima de uma agente como se estivesse pedindo ajuda. Ela balança o rabo e recebe carinho da policial, que recolhe a caixa e, junto com a cadela, a coloca na viatura.

A equipe policial resolveu adotar a cachorrinha, que ganhou o nome de Filó, após todos os filhotes serem adotados. Em 12 anos como agente da Polícia Civil, Adriano Giese, que fazia parte da equipe na noite do resgate, conta que foi o chamado mais diferente que atendeu.

Ver no Threads

“Em todos esses anos de profissão, foi a primeira vez que vi algo assim. Ela fez de tudo para chamar nossa atenção, não desistiu. Uma mãe que fez tudo pelos filhos. A gente não imaginava a repercussão que ia ter e só fica muito feliz com tudo isso”, celebra.

“Foi um dia de trabalho diferente. Quando a equipe atendeu ao ‘chamado’ da Filó, já levaram todos para a delegacia e os policiais tiraram fotos e começaram a compartilhar. Providenciamos antipulgas e vermífugos para todos e os filhotes foram logo adotados”, conta a delegada Anna Karyne Turbay Palodetto.

A delegada diz que se dependesse apenas da vontade da equipe, a delegacia teria adotado Filó e todos os filhotes. “Mas assim que começamos a compartilhar a história muitos interessados nos filhotes apareceram. A ideia então foi de adotar a Filó, pois sabíamos que há mais dificuldade em doar cachorros mais velhos”, diz. 

Segundo ela, Filó já tem seu lugar na unidade da PCPR, onde os policiais atuam todos os dias. “Ela mesmo fará plantão 24 horas conosco”, brinca. Os cuidados com Filó serão divididos entre os 50 servidores da delegacia. 

Foto: Gabriel Rosa/AEN

A cachorrinha que já ganhou uma ida ao petshop, também passará por um médico veterinário e, após ser liberada, será castrada. “Foi uma ocorrência inusitada, que poderia ter um final triste, mas que agora vai alegrar o dia a dia aqui da delegacia”, diz a delegada. 

O abandono de animais é crime previsto na Lei Federal nº 14.064/20 e prevê pena de até cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda de outros animais.

*Com informações do g1

fim-visualizacao-noticia