antes-visualizacao-noticia

[VÍDEO] Câmeras de segurança mostram autor de atentado entrando na Câmara

Foto: Reproução

Vídeos de câmeras de segurança mostram o momento em que Francisco Wanderley Luiz, o homem-bomba que acionou explosivos na Praça dos Três Poderes, entra na Câmara dos Deputados. As imagens foram divulgadas nesta quinta (14).

Dois vídeos mostram o momento em que o homem chega ao anexo 4 da Câmara, por volta das 8h15.

Ele entra pela portaria usando jeans, camiseta, chinelos e um chapéu. Depois, ele se dirige até a área de registro de visitantes da Casa.

Francisco ficou na recepção por cerca de um minuto e depois se dirigiu ao raio-X, onde colocou chaves na bandeja de inspeção. Em seguida, ele passou pelo detector de metais e entrou no prédio.

As imagens foram divulgadas pela Câmera dos Deputados. A Casa, no entanto, não divulgou imagens da saída de Wanderley do prédio.

Explosão de carro

Outros vídeos divulgados pela Câmara mostram o momento da explosão do carro utilizado por Wanderley no estacionamento próximo ao anexo 4 da Casa, por volta das 19h30. O veículo estava repleto de explosivos no bagageiro.

Uma das câmeras, apontada para a região de quiosques no estacionamento, mostra as diversas explosões no carro. Uma nuvem de fumaça foi espalhada pela região em seguida. Outros veículos e pedestres passavam pelo local no momento.

Outro ângulo mostra brigadistas utilizando extintores de incêndio para apagar as chamas do carro. Em seguida, a área foi ocupada por diversos agentes de segurança.

Uma das câmeras, apontada para a Praça dos Três Poderes, mostra o momento em que um dos explosivos é acionado em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Wanderley morreu no local após colocar um dos explosivos sob a própria cabeça.

Varredura

Segundo a Câmara, durante a manhã, Wanderley entrou em um banheiro do anexo 4 e saiu em seguida. “Foi feita varredura em todos os locais por onde ele passou e nada foi encontrado”, informou a assessoria.

A equipe de comunicação da Casa também disse que as explosões em um carro no estacionamento próximo ao anexo 4 não deixaram nenhum ferido, tampouco danificaram os carros estacionados ao redor.

O expediente da Câmara ficou suspenso até o meio-dia desta quinta. Desde a noite de quarta, equipes de segurança realizaram varreduras na Casa e adjacências, inclusive com cães. Nenhuma bomba foi encontrada, mas outras varreduras estão previstas como medida preventiva.

Em nota, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o fato deve ser apurado “com a urgência necessária para o esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias”. Lira também demonstrou “total repúdio a qualquer ato de violência”.

Fonte: CNN

fim-visualizacao-noticia