![Voçoroca arrastou areia na Praia de Ponta Negra, em Natal - Foto: Reprodução](https://98fmnatal.com.br/site-storage/2025/02/Vocoroca-em-Ponta-NEgra.jpg)
Parte da areia da Praia de Ponta Negra, em Natal, foi arrastada pela água da chuva nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6). Imagens gravadas por comerciantes mostram uma espécie de voçoroca que aconteceu perto do Morro do Careca, após o sistema de drenagem não comportar o volume de chuva que caiu na cidade.
É a primeira vez que ocorre uma voçoroca em Ponta Negra após a obra de engorda, concluída no mês passado. Esse fenômeno, cuja possibilidade de ocorrência havia sido alertada por especialistas durante o processo de licenciamento ambiental, ocorre quando a água da chuva desce com muita pressão e sai arrastando a areia da praia em direção ao mar, desmanchando a engorda.
Chuva arrasta parte da engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal
— 98 FM Natal (@98FMNatal) February 6, 2025
É a primeira vez que ocorre uma voçoroca em Ponta Negra após a obra de engorda, concluída no mês passado. Esse fenômeno ocorre quando a água da chuva desce com muita pressão e sai arrastando a areia da praia em… pic.twitter.com/YClK3Bc5MQ
Além da voçoroca, a praia também voltou a alagar. Nas primeiras horas da manhã, era possível observar que a água da chuva se acumulou ao longo da faixa de areia, dificultando a circulação de banhistas e comerciantes.
Procurado, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, disse que equipes técnicas estão avaliando o que provocou a situação em Ponta Negra. Na semana passada, após outra chuva que alagou a praia, o secretário havia dito que os alagamentos eram esperados após fortes chuvas, justamente para evitar formação de voçorocas.
Como deveria funcionar o sistema de drenagem
O projeto de drenagem de Ponta Negra – que ainda está em execução – prevê a instalação, ao longo da orla, de 16 caixas dissipadoras – que servem como grandes tanques para armazenar a água da chuva. É a partir dessas caixas que a água infiltra para o solo.
Segundo a prefeitura, o reservatório evita que a água avance com muita velocidade e força sobre as areias da praia, o que pode arrastar o material para o mar, desmanchando a engorda. Acontece que, quando o volume de chuva é muito alto, a água extravasa dessas caixas e forma lagos no entorno.
A Prefeitura não explicou por que o sistema não funcionou como esperado nas chuvas desta quinta-feira.