Um homem sofreu queimaduras leves após uma coxinha explodir no momento que ele deu a primeira mordida no salgado. As câmeras de segurança flagraram o ocorrido em um restaurante no Bairro Alto, em Curitiba, Paraná.
Nas imagens, o cliente recebe a coxinha do atendente. Assim que morde o salgado, ocorre a explosão, lançando o recheio quente sobre ele. O incidente aconteceu na sexta-feira (13).
De acordo com o proprietário do estabelecimento, em entrevista ao jornal Bem Paraná, a coxinha foi retirada da estufa e entregue ao cliente. E no momento em que ele a mordeu, ocorreu uma explosão acompanhada de um barulho “parecido com o estouro de um pneu de bicicleta”
O homem foi rapidamente atendido no local e encaminhado ao hospital. Apesar do susto, ele sofreu apenas queimaduras leves na região do rosto.
O empresário, que aparece no vídeo, relatou nunca ter presenciado algo semelhante.
Bolsão de ar pode ser um dos motivos da explosão
Segundo a cientista Laura Marise, doutora em biociências e biotecnologia, um dos motivos que pode ter levado à explosão do alimento está relacionado ao preparo.
Ela explica que a explosão da coxinha pode ter ocorrido devido à formação de um bolsão de ar durante o processo de fabricação. Na hora de fechar a coxinha, ela pode ter sido moldada de uma forma que permitiu que uma pequena quantidade de ar ficasse presa entre o recheio e a massa.
A cientista explica que esse ar, ao ser aquecido durante a fritura, pode ter expandido, gerando uma pressão interna. A pressão que se formou dentro da coxinha não foi suficiente para romper a massa imediatamente, pois a massa de coxinha, quando feita com farinha de trigo, é bastante forte e possui um bom teor de glúten, o que a torna resistente.
Ao ser mordida, a coxinha liberou a pressão de forma abrupta, o que causou a explosão.
Como evitar incidente
Para evitar incidentes como esse, o cozinheiro curitibano Rui Morschel sugere que, antes de comer, a pessoa pode abrir a coxinha com a mão para o vapor sair e não queimar a boca.