Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, gerou polêmica durante um evento realizado após a posse do presidente Donald Trump nesta segunda-feira, 20. O bilionário fez um gesto que foi comparado por críticos ao saudação nazista, ao erguer o braço duas vezes enquanto agradecia aos presentes. “Eu queria agradecer a vocês por fazerem isso acontecer. Obrigado”, declarou Musk.
Gesto de Elon Musk em evento de Trump é comparado com saudação nazista pic.twitter.com/yFoxzH2kQQ
— 98 FM Natal (@98FMNatal) January 21, 2025
Durante seu discurso, Musk afirmou estar “muito animado” com o futuro governo e destacou pontos defendidos por Trump, referindo-se ao início de uma nova era para os Estados Unidos. “É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido. Graças a vocês teremos cidades seguras, gastos conscientes com necessidades básicas, e nós vamos levar o Doge para Marte”, afirmou, mencionando o Departamento de Eficiência Governamental, do qual será responsável na nova administração.
O empresário também abordou planos relacionados à exploração espacial, destacando o compromisso do governo de levar astronautas norte-americanos a Marte. “Imaginem o quão incrível será ter astronautas norte-americanos colocando a bandeira em outro planeta pela primeira vez”, disse Musk, recebendo aplausos dos apoiadores republicanos presentes.
Até o momento, Musk e sua equipe não se manifestaram sobre as reações ao gesto, que gerou debates nas redes sociais e na imprensa.