[VÍDEO] Lula muda tom e diz que ‘responsabilidade fiscal é compromisso’ e que governo ‘não joga dinheiro fora’

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento no Palácio do Planalto - Foto: YouTube / Reprodução
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento no Palácio do Planalto - Foto: YouTube / Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (3) que “responsabilidade fiscal é compromisso” e que governo “não joga dinheiro fora”.

A declaração foi dada durante o anúncio do Plano Safra voltado para agricultura familiar, no Palácio do Planalto. Nos últimos dias, o mercado financeiro tem passado por turbulência devido às críticas de Lula ao Banco Central e à alta do dólar e também por sinalizações de que o governo resiste em cortar gastos.

Nesta quarta, o dólar operava em queda de 2% até por volta de 14h40, após reunião de Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Aqui, nesse governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário. A gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso desse governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca”, disse Lula.

Antes do evento começar, Lula foi questionado sobre o dólar e respondeu que falaria sobre “arroz e feijão”.

O ministro Haddad foi questionado na saída de um evento no Palácio do Planalto sobre possíveis intervenções para valorizar o real em relação ao dólar. “O câmbio vai acomodar. [Com] Tudo que nós estamos fazendo e entregando, e os compromissos do presidente”, disse.