O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (16) que as portas da Presidência da República estarão “escancaradas” para Natália Bonavides (PT) caso ela seja eleita prefeita de Natal. Em discurso realizado durante comício no conjunto Panatis, Zona Norte da capital potiguar, o presidente pediu votos para a candidata do PT e ressaltou que elegê-la é como dar uma “volta por cima”.
“Essa mulher eleita prefeita de Natal vai ter uma companheira governadora do Estado e vai ter um companheiro presidente da República. E ela não vai precisar bater na porta da Presidência da República porque, para você, a porta estará escancarada, para você entrar, fazer os melhores projetos para essa cidade. Se o projeto for viável, você pode ter certeza que não faltará dinheiro para melhorar a vida desse povo”, afirmou Lula.
O comício no Panatis foi o último compromisso da agenda de Lula nesta quarta-feira em Natal. Antes, em evento realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, o presidente e seis ministros anunciaram investimentos em diversas áreas. Natália Bonavides só participou da segunda agenda.
Lula ressaltou que fará aniversário em 27 de outubro – data do segundo turno das eleições, em que Natália Bonavides disputará a Prefeitura do Natal contra Paulinho Freire (União Brasil). Se dirigindo à multidão de apoiadores, o presidente pediu a eleição de Natália como presente. Este ano, Lula completará 79 anos.
“Vocês de Natal e do Rio Grande do Norte já me deram presentes em 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, votando no Lula para a Presidência da República, para derrotar o fascismo e o negacionismo. Eu queria pedir para as mulheres e homens que votam em mim, que acreditam em mim, que me dessem de presente a Natália prefeita de natal no dia 27”, declarou o petista.
Lula pede votos para Natália e promete parceria: ‘Portas da Presidência estarão escancaradas para você’
— 98 FM Natal (@98FMNatal) October 17, 2024
Durante viagem a Natal, presidente participou de comício no conjunto Panatis, na Zona Norte da capital potiguar. Segundo Lula, eleger Natália é como dar uma “volta por cima”. pic.twitter.com/XN9TYQIYT7
Mulheres na política
Lula lembrou que pediu a Natália para ser candidata em 2020. Na ocasião, a deputada federal rejeitou o convite. Agora, ele enfatizou que sua eleição pode representar a força da mulher na política. E tratou a eleição da petista como uma “volta por cima”, citando a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.
“Eu tenho orgulho de ter sido o companheiro que elegeu a primeira mulher presidenta do País, que foi vítima de uma insanidade, uma mentira, feita por alguém do Tribunal de Contas que inventou uma pedalada e os homens machistas que não querem mulher no poder, que querem mulher no tanque, na cozinha”, destacou o petista.
Segundo ele, “a eleição de Natália é a volta por cima que a gente vai dar, é a demonstração de que o Estado aqui, que é o estado que conquistou o primeiro direito de voto da mulher, na cidade de Mossoró, vai eleger Natália prefeita de Natal para ela mostrar que as mulheres têm competência”.
Em vários momentos, o presidente citou a participação das mulheres na política. No início do discurso, ele chegou a pedir que a primeira-dama, Janja da Silva, discursasse – o que ela fez brevemente.