Manifestantes arrombaram o portão e invadiram a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) na manhã desta segunda-feira (8) em um protesto para cobrar que o órgão estadual conceda as licenças ambientais necessárias para o início da obra de engorda da Praia de Ponta Negra.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, estavam na manifestação e também ocuparam o prédio. Também estava presente o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), pré-candidato a prefeito de Natal.
Além disso, o ato contou com vereadores e dezenas de servidores do Município, alguns deles inclusive fardados, como no caso dos servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Um vídeo gravado na parte interna por servidores do Idema mostra o momento da invasão.
Houve confusão durante a ocupação do prédio, e o policiamento foi reforçado na sede do órgão. Um bolsista do Idema, da área de design, foi agredido na confusão e seguiu para a delegacia para registrar boletim de ocorrência e realizar exame de corpo de delito.
O prefeito e o secretário, ao lado de manifestantes, se reuniram com representantes do Idema no fim da manhã. Segundo o prefeito, uma nova reunião foi marcada para o turno da tarde.
Manifestantes arrombam portão e invadem sede do Idema, em Natal
— 98 FM Natal (@98FMNatal) July 8, 2024
Ato foi realizado na porta do órgão nesta segunda-feira para cobrar emissão da licença para obra da engorda de Ponta Negra. pic.twitter.com/mQN2D6jzhU