Durante uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (8) na Câmara Municipal de Natal, uma paciente arremessou uma cadeira contra Ana Maria do Nascimento Evangelista, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal. O incidente ocorreu enquanto Ana Maria defendia a importância de garantir atendimento aos pacientes da rede psicossocial do município.
A paciente, aparentemente em surto, se levantou do plenário, pegou uma cadeira e tentou atirar contra a presidente do conselho. A situação foi rapidamente contida, e a paciente recebeu atendimento de um psiquiatra presente no evento. Após o ocorrido, a reunião prosseguiu normalmente.
A audiência, promovida pelo vereador Daniel Valença (PT), discutia questões como o fechamento da antiga sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Zona Leste e os atrasos na entrega de sua nova unidade.
Ver no Threads
Em julho, o prédio que abrigava o Caps Leste, na Rua Mipibu, no bairro Tirol, foi interditado devido às precárias condições de infraestrutura. O local atendia cerca de dois mil pacientes por mês, que agora precisam ser encaminhados para outras unidades.
Uma nova sede está sendo construída no bairro Santos Reis. A entrega da nova unidade estava prevista para janeiro deste ano, mas até o momento não foi concluída. A Prefeitura de Natal informou que, enquanto isso, os atendimentos do Caps Leste estão sendo realizados em um ambulatório no bairro Neópolis.
*Com informações do g1 RN