[VÍDEO] ‘Posição do Governo é dar toda celeridade, mas respeitando autonomia do Idema’, diz Fátima sobre engorda

Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) - Foto: Tiago Rebolo / 98 FM
Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) - Foto: Tiago Rebolo / 98 FM

A governadora Fátima Bezerra (PT) se posicionou pela primeira vez, nesta terça-feira (9), sobre a polêmica em torno da engorda da Praia de Ponta Negra. A governadora afirmou que sua orientação para os órgãos técnicos é que seja dada toda a celeridade ao processo, mas respeitando a “autonomia técnica”.

“Isso está sendo tratado pelo chefe da Casa Civil e pelo próprio Idema. Uma obra importantíssima para Natal e o Rio Grande do Norte. A posição do governo sempre foi muito clara, de dar toda prioridade, celeridade, agora evidentemente respeitando a autonomia técnica do órgão”, declarou Fátima em conversa com jornalistas durante um evento do governo no Museu da Rampa.

A engorda de Ponta Negra está no pivô de uma crise envolvendo Governo do Estado e Prefeitura do Natal. O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) tem acusado a gestão estadual de retardar intencionalmente a emissão da licença ambiental definitiva para a realização da obra. A liberação do documento é responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema), que recebeu o pedido oficial em 12 de junho.

Nesta segunda-feira (8), o prefeito liderou um protesto na porta do órgão para cobrar agilidade na licença. Durante o ato, manifestantes arrombaram um portão e invadiram a sede do órgão. À tarde, o Idema informou que a liberação da licença depende da resposta da prefeitura a 17 questionamentos ambientais.