
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu que os Estados Unidos invadam o Brasil para “recuperar a democracia”. Em um vídeo que circula nas redes sociais, Do Val também diz que “nós [o Brasil] tomamos um golpe”, em meio a outras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O vídeo, que começou a circular na terça-feira (25) nas redes sociais, não tem data. Marcos do Val está com as contas suspensas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Senador Marcos do Val pede que EUA invadam Brasil: "Pelo amor de Deus"
— 98 FM Natal (@98FMNatal) February 26, 2025
Senador do Podemos do ES está com as contas suspensas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). pic.twitter.com/fMbZF8HstU
As críticas a Moraes, que têm se multiplicado entre apoiadores de Jair Bolsonaro, se intensificaram após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter denunciado, na semana passada, o ex-presidente e mais 33 pessoas pela participação na trama golpista de 2022 e 2023, que pretendia impedir a posse do presidente Lula (PT).
O apelo a uma invasão dos Estado Unidos está em consonância com as movimentações dos bolsonaristas, sobretudo às do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que estão tentando denunciar um suposto “estado de exceção” no Brasil a parlamentares norte-americanos.