Assista ao vivo

[VÍDEO] Sindicalista relata falta de insumos na saúde do RN: “O que tem é empréstimo de um hospital socorrendo outro”

Sindicalista Rosália Fernandes e cartazes fixados por servidores na porta do hospital Walfredo Gurgel - Foto: Sindsaúde / Reprodução
Sindicalista Rosália Fernandes e cartazes fixados por servidores na porta do hospital Walfredo Gurgel - Foto: Sindsaúde / Reprodução

A falta de insumos básicos em hospitais da rede estadual de saúde não é restrita ao Walfredo Gurgel, como denunciaram servidores da unidade em protesto mostrado pela 98 FM. De acordo com Rosália Fernandes, coordenadora-geral do sindicato da categoria (o Sindsaúde), faltam itens básicos em toda a rede estadual.

De acordo com Rosália, quando o estoque de alguns produtos chega a um nível crítico, há remanejamento entre hospitais, para não deixar faltar.

“Isso é rotineiro, e não apenas no Walfredo Gurgel. É problema de toda a Secretaria de Saúde. O que tem para sobrevivência do dia a dia é empréstimo, um hospital socorrendo o outro. Hoje tem uns materiais que são para o consumo do dia. Se não tiver reposição, amanhã falta. E essa reposição não é Unicat, são de empréstimos que são pegos em outros hospitais”, afirmou Rosália, em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (23).

A sindicalista relata de falta de itens como seringas, antibióticos e até fios para sutura. “É comum, inclusive, os servidores comprarem coisas, familiares comprarem algum tipo de medicamentos porque não tem. A população e os funcionários são penalizados”, declarou Rosália.

Veja vídeo:

O que diz a Sesap

Em entrevista à 98 FM, a secretária-adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, afirmou que a secretaria enfrenta dificuldades para abastecer as unidades. Ela disse que o Estado tem poucos fornecedores e que está buscando alternativas para acelerar o processo de compra.

Ela declarou, ainda, que está difícil para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) planejar a necessidade de insumos porque a demanda por atendimento está aumentando a cada mês.

Sobre o remanejamento de produtos entre os hospitais, ela disse se tratar de procedimento normal para evitar a falta completa dos itens nas unidades, e que é normal produtos serem substituídos por outros semelhantes quando é necessário.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com