O Centro Folclórico de Afuá, no Arquipélago do Marajó (PA), foi completamente destruído por um incêndio na hora do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, na tarde desta quinta-feira (24).
O Lagostão, como é conhecido, é um dos principais locais para realização de eventos da cidade. As chamas foram provocadas por fogos de artifício, que são proibidos por lei no Estado. Uma pessoa foi presa.
O incêndio ocorreu no final da tarde, durante a comemoração da vitória contra a Sérvia, por 2 a 0. As chamas se alastraram rapidamente por conta da estrutura do espaço, de palha e madeira, e o centro foi completamente destruído.
Moradores do município tentaram apagar as chamas e compartilharam imagens nas redes sociais, pois Afuá não possui quartel do Corpo de Bombeiros. O mais próximo fica localizado a 12 horas de barco.
Segundo a Polícia Militar, agentes da corporação se deslocaram para o local e fizeram a contenção da área para garantir a segurança do entorno.
A Polícia Civil confirmou que um homem, que não teve a sua identidade revelada, se apresentou como o causador do incêndio e foi encaminhado para a delegacia do município. Na delegacia, ele informou que era o responsável pelos fogos de artifício que deram início às chamas no prédio.
Ainda segundo a polícia, o homem prestou depoimento e vai responder em liberdade pelos crimes de incêndio doloso e dano ao patrimônio público.