O comandante da missão Artemis II, Reid Wiseman, divulgou um vídeo inédito mostrando os momentos logo após o retorno da cápsula Orion à Terra. As imagens revelam a visão dos astronautas de dentro da espaçonave durante a operação de resgate no Oceano Pacífico.
“A visão de dentro da cápsula Integrity enquanto as equipes de resgate abrem a escotilha… ver o helicóptero passando sobre os ombros deles e ouvir toda a alegria foi o melhor momento possível”, escreveu Wiseman ao compartilhar o vídeo.
Assista aqui:
Segundo reportagem do g1, a gravação foi feita poucos minutos depois do “splashdown”, momento em que a cápsula pousou no mar após uma desaceleração extrema.
Velocidade
Antes do pouso controlado no Oceano Pacífico, a cápsula Orion precisou reduzir sua velocidade de mais de 40 mil km/h para cerca de 32 km/h em poucos minutos.
A maior parte da desaceleração ocorreu durante a reentrada na atmosfera terrestre, quando o atrito com o ar atuou como um “freio natural” e gerou temperaturas superiores a 2.700 °C ao redor do escudo térmico da nave.
Após essa fase, os paraquedas foram acionados em etapas. Primeiro, os de estabilização controlaram a trajetória da cápsula. Em seguida, os três paraquedas principais garantiram a descida segura até o splashdown.