Abel Braga é punido no STJD com suspensão e multa por fala homofóbica

Dirigente do Internacional foi enquadrado por ato discriminatório durante apresentação como técnico no fim da temporada 2025; decisão ainda cabe recurso

Foto: Ricardo Duarte / Internacional

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu punir o técnico Abel Braga com cinco partidas de suspensão e multa de R$ 20 mil em razão de uma declaração interpretada como homofóbica feita no encerramento da temporada 2025, quando comandava o elenco do Internacional.

À época, durante entrevista coletiva, o então treinador afirmou que não gostaria de ver sua equipe treinando com camisa rosa, pois, segundo ele, pareceria um “time de veado”. A declaração gerou forte repercussão negativa nas redes sociais e no meio esportivo.

Abel foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante relacionado a preconceito por etnia, raça, sexo, orientação sexual, cor, idade ou condição de pessoa com deficiência.

O relator do caso, Jorge Octávio Galvão, votou pela condenação. O entendimento foi acompanhado pelo presidente da comissão, José Dutra Júnior, e pelos auditores Aline Gonçalves Jatahy, Rodrigo Steinmann Bayer e Eduardo Xible Salles Ramos. A defesa ainda pode recorrer ao Pleno do STJD.

Pedido público de desculpas
Após a repercussão do episódio, Abel Braga, hoje com 73 anos e ocupando o cargo de diretor técnico do clube gaúcho, publicou um pedido de desculpas nas redes sociais. Na manifestação, reconheceu que a declaração foi inadequada e afirmou que cores não definem gênero ou identidade.

“Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho”, escreveu.

A decisão do STJD reforça o entendimento de que manifestações consideradas discriminatórias podem resultar em punições no âmbito da Justiça Desportiva.