Pagamento da 4ª parcela do Pé-de-Meia começa na segunda-feira (29)

Foto: Reprodução

Os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia começam a receber a 4ª parcela de R$ 200 a partir de segunda-feira (29), desde que tenham alcançado frequência mínima de 80% nas aulas durante o mês de abril.

O Ministério da Educação (MEC) também poderá pagar as parcelas de matrícula de 2026 e de conclusão de 2025 para estudantes com dados enviados ou corrigidos pelas redes de ensino.

Calendário de pagamento

  • Janeiro e fevereiro: 29 de junho
  • Março e abril: 30 de junho
  • Maio e junho: 1º de julho
  • Julho e agosto: 2 de julho
  • Setembro e outubro: 3 de julho
  • Novembro e dezembro: 6 de julho

Quem tem direito ao Pé-de-Meia?

Para participar do programa, o estudante deve:

  • Ter entre 14 e 24 anos (ensino médio regular) ou 19 e 24 anos (EJA);
  • Estar matriculado em escola pública;
  • Fazer parte de família inscrita no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Ter CPF regular;
  • Manter frequência mínima de 80% nas aulas.

Quanto o estudante pode receber?

  • R$ 200 por mês para alunos do ensino médio regular.
  • EJA: R$ 200 pela matrícula e mais R$ 225 mensais por frequência.
  • R$ 1.000 ao fim de cada ano letivo concluído, valor liberado após a conclusão do ensino médio.
  • R$ 200 extras para quem participar do Enem.

Ao longo do programa, o estudante pode receber até R$ 9,2 mil.

Como consultar o benefício?

As informações sobre pagamentos, critérios de participação e movimentação da conta podem ser consultadas na página oficial do Pé-de-Meia e nos canais de atendimento do MEC.

Sobre o programa

Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca reduzir a evasão escolar e incentivar a permanência dos estudantes no ensino médio. Desde o lançamento, o programa já beneficiou 7,2 milhões de alunos em todo o país.