Ranielle descarta América defensivo contra o Gama e promete manter ‘DNA’ ofensivo em Brasília

Foto: Reprodução

A vantagem construída na Arena das Dunas não fará o América mudar sua maneira de jogar. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Gama, neste domingo (19), pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o técnico Ranielle Ribeiro garantiu que o alvirrubro não irá apenas administrar o resultado na partida de volta, em Brasília.

Mesmo reconhecendo que o adversário será obrigado a atacar para reverter o placar, o treinador afirmou que o América seguirá fiel à identidade construída ao longo da temporada.

Defender forte nós vamos ter que defender, porque o Gama vai buscar quebrar essa vantagem. Mas eu pretendo ser o mesmo América. Pretendo ser igual.

Segundo Ranielle, a equipe potiguar não pode abrir mão das características que a levaram à segunda melhor campanha da competição e ao excelente desempenho como visitante.

“Não vamos fugir do nosso DNA”

Durante toda a entrevista, o treinador repetiu que o maior desafio da semana será preparar a equipe para manter sua personalidade mesmo atuando fora de casa.

Lá nós vamos ter que ser o América, com o nosso DNA de marcar forte, jogar e ter a bola.”

O comandante lembrou que o retrospecto do time longe de Natal reforça essa confiança. Até aqui, o América perdeu apenas duas vezes como visitante na Série D, empatou duas partidas e venceu todas as demais.

Se formos o América que sempre fomos fora de casa, estaremos classificados.”

Vantagem muda cenário, mas não altera filosofia

Ranielle reconheceu que o triunfo por 1 a 0 condiciona o confronto decisivo, já que agora o América avança até com um empate. Apesar disso, evitou qualquer discurso de acomodação.

O resultado nos condiciona a jogar por dois resultados, empate e vitória. Mas sabemos o quanto será difícil jogar em Brasília.

Para o treinador, a equipe ainda pode evoluir em aspectos apresentados na Arena das Dunas, especialmente no controle da posse de bola.

Ele destacou que os melhores momentos ofensivos surgiram justamente quando o América conseguiu controlar mais a partida, culminando no gol marcado por Luiz Thiago.

América quer explorar os espaços do Gama

Ranielle acredita que a necessidade de vitória do Gama deve abrir espaços durante o jogo da volta. Por isso, a estratégia será aproveitar esse cenário sem abandonar a postura ofensiva.

Eles vão ter que sair para o jogo e isso também torna a partida perigosa para eles.

O treinador destacou ainda que não pretende repetir estratégias mais conservadoras adotadas por outros adversários do Gama durante a Série D.

Com o time que temos, abdicar do jogo não é uma opção. Vamos propor o jogo e explorar os espaços que eles nos oferecerem.

“É fazer o jogo perfeito”

Embora demonstre confiança, Ranielle fez questão de valorizar a qualidade do adversário. Segundo ele, o Gama foi uma das equipes que mais conseguiu criar dificuldades ao sistema defensivo americano durante toda a competição, principalmente pela movimentação dos jogadores de frente e pela qualidade técnica na construção das jogadas.

Por isso, o treinador acredita que o América precisará fazer sua atuação mais consistente da temporada para garantir a classificação.

Se quisermos passar no domingo, temos que ser cirúrgicos. É fazer o jogo perfeito.

“O jogo do acesso”

Ranielle voltou a classificar o confronto como o mais importante da temporada. Na visão do treinador, superar o Gama representa um passo decisivo rumo ao objetivo principal do clube.

Tenho certeza de que este é o jogo do acesso. Depois dessa fase serão oito equipes brigando por seis vagas. Não podemos perder essa oportunidade.

Com a vitória na Arena das Dunas, o América joga pelo empate no próximo domingo, em Brasília, para avançar às quartas de final da Série D e seguir vivo na luta pelo retorno à Série C.