O técnico Waguinho Dias saiu satisfeito com o comportamento do ABC no empate sem gols diante do Luverdense, neste sábado (18), pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Mesmo admitindo que o alvinegro poderia ter voltado de Lucas do Rio Verde-MT com a vitória, o treinador destacou a competitividade da equipe, atribuiu parte das dificuldades ao estado do gramado e demonstrou confiança para o duelo decisivo em Natal.
Na avaliação do comandante, o principal mérito do ABC foi conseguir neutralizar praticamente todas as ações ofensivas da equipe mato-grossense.
“Nós não deixamos a equipe deles criar. No primeiro tempo não teve nenhum escanteio, nenhuma defesa e nenhum chute no gol. Isso foi fruto da nossa marcação e da nossa competitividade.“
Segundo Waguinho, o plano de jogo elaborado pela comissão técnica foi executado com eficiência pelos jogadores, limitando principalmente as jogadas aéreas e a participação do atacante Pedro Bertoluzo, principal referência ofensiva da Luverdense.
Gramado dificultou o estilo de jogo
Embora tenha elogiado a entrega da equipe, Waguinho acredita que o ABC deixou de produzir ofensivamente por causa das condições do gramado.
De acordo com o treinador, o campo impediu que o time desenvolvesse sua principal característica: a troca de passes e a construção das jogadas com a bola no chão.
“O campo hoje não propiciou um bom jogo. Não teve condição de controlar a bola, de tocar e fazer um jogo mais plástico. Isso acabou prejudicando principalmente o nosso toque de bola.”
Mesmo assim, o técnico entende que o alvinegro criou oportunidades suficientes para vencer a partida.
Confiança para decidir em casa
Com o empate, quem vencer no próximo fim de semana garante vaga nas quartas de final. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.
Para Waguinho Dias, atuar em casa deve permitir que o ABC apresente um futebol diferente do visto em Mato Grosso.
“Lá em casa temos maior domínio da posse de bola, jogamos com a bola no chão e contamos com o apoio do nosso torcedor. Acredito que conseguiremos colocar nossas características em prática.“
Reforços importantes para a decisão
O treinador também comemorou o retorno de jogadores importantes para a partida decisiva.
Suspenso no jogo de ida, o volante Edson volta a ficar à disposição, assim como o atacante Wallyson.
Segundo Waguinho, ambos devem reassumir a condição de titulares.
“Edson volta, o Wallyson também. Com certeza devemos iniciar com praticamente a mesma equipe que vinha jogando antes,” concluiu.