O Marrocos confirmou sua classificação para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Nesta quarta-feira (24), a seleção africana venceu o Haiti por 4 a 2, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pela terceira e última rodada do Grupo C.
Mesmo surpreendido em duas oportunidades durante o primeiro tempo, o time comandado por Mohamed Ouahbi mostrou poder de reação, virou o confronto e encerrou a fase de grupos com sete pontos. A equipe terminou na vice-liderança da chave, atrás apenas do Brasil pelo saldo de gols.
O Haiti, por sua vez, encerrou sua participação no Mundial sem pontuar. A seleção caribenha perdeu os três jogos disputados e se despediu da competição ainda na fase de grupos.
Haiti surpreende, mas Marrocos responde
Os haitianos abriram o placar logo aos nove minutos. Duverne avançou pela direita e cruzou rasteiro para a pequena área. Joseph completou de calcanhar e a bola ainda desviou no goleiro Bono antes de entrar. A Fifa registrou o lance como gol contra do arqueiro marroquino.
O Marrocos reagiu rapidamente e quase empatou aos 12 minutos, quando Hakimi encontrou Saibari livre na área. O atacante, porém, finalizou por cima do gol.
Mesmo adotando postura mais defensiva após a vantagem, o Haiti passou a sofrer forte pressão. Aos 29 minutos, Hakimi recebeu lançamento, finalizou rasteiro e obrigou Placide a fazer grande defesa. No rebote, El Kaabi também parou no goleiro haitiano.
A insistência deu resultado aos 38 minutos. El Khannouss arrancou pela esquerda e finalizou cruzado. Placide defendeu parcialmente, mas Hakimi apareceu livre para aproveitar o rebote e empatar a partida.
A resposta haitiana foi imediata. Após erro na saída de bola marroquina, Duverne recuperou a posse e Isidor acertou um belo chute de fora da área, no ângulo, recolocando o Haiti em vantagem.
Antes do intervalo, porém, o Marrocos voltou a igualar o marcador. Aos 45 minutos, Hakimi lançou Saibari em profundidade, e o atacante finalizou de primeira para fazer 2 a 2.
Virada confirma classificação
Na volta para o segundo tempo, o Marrocos manteve o domínio das ações ofensivas. Logo aos 10 minutos, El Kaabi cruzou para Saibari, que não conseguiu alcançar a bola. O lance, posteriormente, foi invalidado por impedimento.
A pressão aumentou aos 19 minutos, quando Adé quase marcou contra ao tentar cortar uma finalização de Saibari. A bola passou muito perto do gol haitiano.
A virada veio aos 32 minutos. Hakimi cruzou na área, Rahimi dominou com categoria, girou sobre a marcação e finalizou rasteiro, entre as pernas de um defensor, sem chances para Placide.
Já nos minutos finais, aos 43, Rahimi voltou a aparecer como protagonista. O atacante carregou pela esquerda até a linha de fundo e cruzou para Yassine completar para o gol vazio. O lance gerou reclamação por uma possível saída da bola, mas o VAR confirmou o quarto gol marroquino.
Sem forças para reagir, o Haiti apenas administrou os minutos finais e confirmou sua eliminação da Copa do Mundo.
Grupo C definido
Com a vitória, o Marrocos chegou aos sete pontos e garantiu a classificação à próxima fase na segunda colocação do Grupo C. O Brasil terminou na liderança da chave, também com sete pontos, levando vantagem no saldo de gols.
Agora, as duas seleções aguardam a definição dos demais grupos para conhecerem seus adversários na primeira fase eliminatória da Copa do Mundo.