Exames práticos de direção crescem 23,5% e batem recorde em 2026

Foto: Gabriel Oliveira/MT

O Brasil atingiu nos cinco primeiros meses de 2026, o maior volume já registrado de provas práticas de direção. Foram aplicados 2.280.021 exames no período, resultado 23,5% superior ao de 2025, quando haviam sido realizadas 1.845.694 avaliações no mesmo intervalo.

O número representa o melhor desempenho da série histórica para os primeiros cinco meses do ano e reflete tanto o aumento na procura pela habilitação quanto a capacidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de atender à demanda e aplicar os testes necessários para a conclusão do processo da CNH.

Leia também: Algumas infrações no trânsito suspendem a CNH sem aviso; veja quais são e as penalidades previstas

Mesmo com o crescimento expressivo de candidatos, os Detrans conseguiram ampliar a oferta de exames e manter o fluxo de atendimento, evitando a formação de grandes filas na etapa final da habilitação.

O teste prático de direção é uma fase obrigatória do processo de obtenção da CNH e serve para avaliar se o candidato está apto a conduzir veículos com segurança no trânsito.

Além das provas, também houve aumento na quantidade de aulas práticas realizadas. Entre janeiro e maio de 2026, foram contabilizadas 2.343.393 instruções de direção veicular, um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse avanço nas etapas de formação acompanha o crescimento geral do sistema de habilitação. No mesmo recorte, foram emitidas 1.138.190 CNHs, o maior número já registrado para os cinco primeiros meses do ano.

Os dados mostram maior movimentação em todas as fases do processo de habilitação e indicam a ampliação do acesso à carteira de motorista em todo o país.