Senador Girão aponta risco de anulação geral de processos do Banco Master

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (25), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) questionou decisões do Supremo Tribunal Federal (Supremo Tribunal Federal) relacionadas ao caso do Banco Master e alertou para a possibilidade de anulação de processos ligados às investigações.

O parlamentar citou o pedido de vista do ministro Gilmar Mendes em julgamento que analisa decisões do ministro André Mendonça no âmbito da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (Polícia Federal).

A operação resultou na prisão de Henrique Vorcaro e Felipe Cançado Vorcaro, respectivamente pai e primo do empresário Daniel Vorcaro, investigados no caso do Banco Master.

Durante o discurso, Girão também criticou a atuação da Procuradoria-Geral da República (Procuradoria-Geral da República) e afirmou que há tentativas de impedir o avanço das investigações, citando como exemplo o que classificou como situações semelhantes às da Operação Lava Jato.

O senador afirmou que o ministro Gilmar Mendes estaria, segundo ele, “armando uma cama-de-gato para anular tudo” e destacou que, na sua avaliação, o contexto não se limita a críticas ao método de investigações anteriores.

Girão também elogiou a atuação do ministro André Mendonça, afirmando que o magistrado tem conduzido o caso com responsabilidade e imparcialidade.

Segundo o senador, Mendonça rejeitou uma colaboração premiada de Daniel Vorcaro que, em sua avaliação, poderia envolver integrantes dos três Poderes da República. Ele classificou a delação como “fake” e afirmou que ela deixaria de fora autoridades do Judiciário e de outros Poderes.

O parlamentar defendeu ainda a necessidade de esclarecimento sobre o caso e afirmou que eventuais impactos financeiros das investigações recaem sobre a população, em razão de aumento de juros e taxas bancárias.