Vereador quer obrigar restaurantes de Natal a terem antialérgico para casos de urgência com clientes

Prato de camarão; alergia ao crustáceo é uma das mais comuns - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal vai começar a discutir nos próximos dias um projeto de lei que obriga estabelecimentos que vendem alimentos – como bares e restaurantes – a terem antialérgicos em estoque para o caso de urgências com clientes.

Segundo a proposta, apresentada pelo vereador Geovane Peixoto (PTB), os medicamentos devem ficar em “local de fácil acesso” e deverão ser de “venda livre, isentos de prescrição médica”. Os remédios deverão ser guardados em local adequado e seguro, e com prazo de validade em dia.

O projeto estabelece também que “os estabelecimentos ficam obrigados a oferecer utensílios de cozinha específicos para pessoas que se identifiquem como alérgicas e que devem ser devidamente higienizados antes e após o uso, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas”.

Todas essas informações deverão ser afixadas em local visível.

Nota – Evite automedicação

Médicos orientam que, em caso de reação alérgica a alimentos ou qualquer outro produto, o paciente deve procurar um serviço médico de urgência imediatamente. Se a pessoa estiver em um quadro de anafilaxia, é feita uma aplicação intramuscular de adrenalina, que tem uma ação muito rápida. Em caso de urgência, ligue 192.

Vereador Peixoto (PTB) – Foto: Reprodução

Em abril, um jovem de 28 anos morreu em Natal por complicações de uma reação alérgica causada por alimento. Brendo Yan passou mal após comer um salgado de camarão oferecido por um vizinho – que não sabia da alergia do jovem ao crustáceo. A mulher de Brendo Yan informou que o jovem pensou que o salgado era de frango.

O jovem morreu por causa de um edema da glote. Essa condição médica acontece quando ocorre o inchaço da região superior da traqueia, conhecida como glote, responsável por permitir a passagem de ar dos pulmões para a laringe e vice-versa.

Esse inchaço pode interferir na passagem de ar, causando dificuldades respiratórias e até mesmo obstruindo totalmente as vias aéreas, podendo levar a emergências médicas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com