Obra da Caern altera trânsito na Ribeira a partir de terça (21); veja as mudanças

Foto: Roberto Galhardo/Secom

Motoristas e usuários do transporte público que circulam pela Ribeira e pelo Canto do Mangue, na zona Leste de Natal, devem ficar atentos às mudanças no trânsito a partir da próxima terça-feira (21). Uma obra da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para substituição da rede de esgotamento sanitário provocará alterações na circulação de veículos até o dia 7 de agosto.

A intervenção será realizada na Rua Coronel Flamínio, nas proximidades do Museu da Rampa, e contará com uma operação especial organizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) para reduzir os impactos no transporte coletivo.

Entre as principais mudanças, o acesso à Ribeira pela alça lateral do Viaduto de Santos Reis será exclusivo para ônibus durante o período das obras. No sentido Santos Reis, apenas os coletivos poderão utilizar o acesso a partir do cruzamento da Rua São João de Deus com a Avenida Engenheiro Hildebrando de Góis.

No trecho em obras, entre a rotatória da Rua Coronel Flamínio e o portão do Mercado do Peixe, o trânsito funcionará no sistema de pare e siga, com apenas uma faixa liberada. A medida permitirá a circulação dos ônibus nos dois sentidos enquanto a Caern executa a escavação da via.

Linhas de ônibus

Segundo a STTU, as linhas N-25, N-35, N-75 e N-84 continuarão operando normalmente, sem alteração nos itinerários.

A única mudança será na linha O-59, que terá o trajeto ajustado no sentido Guarapes devido às obras já existentes na Rua Belo Horizonte. O novo percurso será pela Avenida Café Filho, retorno sob o Viaduto de Santos Reis, Avenida 25 de Dezembro, Rua Capitão-Mor Gouveia, Avenida Miramar, Avenida General Gustavo Cordeiro de Farias e Avenida Duque de Caxias, onde volta ao itinerário habitual. No sentido Praia do Meio, o trajeto permanece o mesmo.

Orientações aos motoristas

A STTU informou que orientou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) e as operadoras do sistema para reforçarem com os motoristas a necessidade de reduzir a velocidade na área da obra. O trecho contará com abertura de valas, circulação de trabalhadores e equipamentos, além da atuação de agentes de trânsito para organizar o fluxo.

A obra faz parte do processo de modernização da infraestrutura de saneamento da região portuária de Natal e deve exigir atenção redobrada de condutores e passageiros durante todo o período da intervenção.