Ministério Público autoriza “Mela-Mela” no Carnaval de Guamaré com medidas ambientais

A decisão foi tomada após reunião institucional realizada na manhã desta sexta-feira (13)

Foto: Prefeitura de Guamaré

O Ministério Público autorizou a realização do tradicional “Mela-Mela” no Carnaval 2026 de Guamaré, desde que sejam cumpridas medidas de adequação ambiental. A decisão foi tomada após reunião institucional realizada na manhã desta sexta-feira (13), com a participação do órgão ministerial, representantes da CAMANOR e da Prefeitura de Guamaré.

De acordo com nota divulgada pelo município, ficou definido que a distribuição de mel será mantida, mas ocorrerá em pontos fixos previamente estabelecidos, deixando de acontecer ao longo do percurso dos trios elétricos. Outra medida acordada prevê a suspensão da atividade em caso de chuva durante o evento carnavalesco.

Segundo a Prefeitura, as adequações têm como objetivo mitigar possíveis impactos ambientais, garantindo que a tradição seja preservada sem comprometer a responsabilidade ambiental.

A gestão municipal destacou que o Ministério Público demonstrou sensibilidade às tradições culturais do povo guamareense, especialmente quanto à importância histórica e social do “Mela-Mela”, ao mesmo tempo em que exerceu seu papel institucional na defesa do meio ambiente.