A UFRN realiza nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24) o Colóquio Internacional Câmara Cascudo, evento que vai discutir a hipótese de que a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 tenha ocorrido pelo Rio Grande do Norte.
O encontro será realizado no auditório da Reitoria da universidade e tem como proposta ampliar o debate interdisciplinar sobre o tema, reunindo pesquisadores de diferentes áreas para confrontar resultados antigos e recentes de estudos científicos.
Inspirado no legado de Luís da Câmara Cascudo, o colóquio ocorre em um momento de renovado interesse acadêmico após a publicação de artigos e livros que recolocaram o possível protagonismo potiguar no marco histórico em evidência internacional.
Segundo o coordenador do evento, Carlos Chesman, a iniciativa busca aprofundar a discussão com base em novas evidências e interpretações sobre a chegada portuguesa ao território brasileiro.
Pesquisadores confirmados
Entre os nomes anunciados estão Daliana Cascudo, que abordará a herança intelectual de Cascudo, e Diógenes da Cunha Lima, que tratará da relação do pesquisador potiguar com o tema do descobrimento do Brasil.
Também participam do evento Manoel Cavalcanti Neto, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Francisco Cancela, da Uneb, Cláudio Furtado, da UFPB, e o pesquisador luso-americano Manuel Rosa.
As palestras serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e permanecerão disponíveis por 50 dias após o encerramento do evento.