Datafolha: 55% dos brasileiros acreditam em envolvimento de ministros do STF no caso Banco Master

Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Gustavo Moreno/STF
Foto: Gustavo Moreno/STF

Levantamento do Datafolha divulgado nesta semana aponta que 55% dos brasileiros ouviram falar das suspeitas de ligação entre ministros do Supremo Tribunal Federal e o caso Banco Master e acreditam no envolvimento dos magistrados. Outros 30% desconhecem o assunto por completo.

Os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli são os mais expostos ao escândalo. Documentos da Receita Federal indicam transferências de até R$ 80,2 milhões em dois anos para o escritório da esposa de Moraes, que admitiu ter prestado serviços ao banco.

Toffoli, ex-relator do caso no STF, deixou a relatoria após desgaste intenso, com a Polícia Federal tendo encaminhado um relatório ao presidente da corte relatando suspeitas.

De acordo com matéria da Folha de São Paulo, a crença no envolvimento de ministros varia conforme o alinhamento político do entrevistado.

Entre eleitores declarados de Lula, 42% acreditam no envolvimento dos magistrados, percentual que sobe para 70% entre os que pretendem votar em Flávio Bolsonaro.

Outros dois ministros também foram atingidos. Kassio Nunes Marques viajou em avião da Prime Aviation, empresa que tinha Daniel Vorcaro entre os sócios. Gilmar Mendes também utilizou aeronave da mesma empresa, por iniciativa do maior acionista da MBRF. Documentos indicam que Moraes e Toffoli igualmente usaram voos da Prime Aviation.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 7 e 9 de abril, em 137 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.