A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (28), a Operação Securitas, que resultou na prisão em flagrante de, Fernando Batista Damasceno, conhecido como Fernando de Canto de Moça (MDB), prefeito de Ielmo Marinho. A ação investiga a atuação de uma organização criminosa com participação de agentes políticos e integrantes das forças de segurança.
A operação ocorreu nos municípios de Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Civil, o prefeito é apontado como líder do grupo, que estaria estruturado para intimidar adversários políticos e praticar outros ilícitos, contando com um núcleo armado e influência político-administrativa.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (28), a Operação Securitas, que resultou na prisão em flagrante do prefeito de Ielmo Marinho. A ação investiga a atuação de uma organização criminosa com participação de agentes políticos e… pic.twitter.com/pGdAAEekvI
— 98 FM Natal (@98FMNatal) January 28, 2026
Durante o cumprimento das medidas judiciais, o prefeito foi preso ao tentar ocultar provas, arremessando para fora de sua residência uma quantia em dinheiro e um celular. A investigação também apura porte ilegal de arma de fogo, constituição de milícia privada e organização criminosa, além de identificar outros possíveis envolvidos, incluindo parlamentares e um policial militar.
O nome da operação, “Securitas”, tem origem no latim e significa segurança, remetendo ao objetivo central da ação: restabelecer a ordem pública, coibir grupos armados e proteger instituições democráticas. O Ministério Público do RN e a Polícia Militar deram apoio à ação, e a população pode colaborar de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.