RN tem quatro trechos impróprios para banho, aponta Idema

Praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal - Foto: Reprodução
Praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal - Foto: Reprodução

Quatro trechos do litoral do Rio Grande do Norte foram classificados como impróprios para banho, segundo o mais recente boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira 22. O levantamento identificou índices elevados de contaminação em pontos de Natal e Parnamirim, acendendo o alerta para riscos à saúde dos banhistas.

O Boletim nº 21/2026 analisou amostras coletadas entre os dias 23 de abril e 21 de maio em praias e lagoas do litoral potiguar. De acordo com o relatório, os locais considerados inadequados foram o Balneário Pium, em Parnamirim; a praia de Areia Preta, na escadaria de Mãe Luíza; a praia do Forte; e a Redinha, nas proximidades do Rio Potengi, em Natal.

Índices elevados de contaminação

Entre os maiores índices registrados na coleta realizada em 21 de maio, estão o trecho do Rio Pirangi, em Parnamirim, com 1.400 NMP/100 mL de água, e a praia da Redinha, em Natal, que apresentou 4.300 NMP/100 mL. Já na praia do Forte, o índice chegou a 3.500 NMP/100 mL.

A classificação segue os parâmetros estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que determina os limites aceitáveis de coliformes termotolerantes na água. A presença desses micro-organismos pode indicar contaminação por esgoto doméstico e representar riscos à saúde.

Maioria das praias segue própria para banho

Apesar dos pontos considerados impróprios, a maior parte das praias monitoradas no estado apresentou condições adequadas para banho. Áreas de grande circulação, como Ponta Negra, Via Costeira, Genipabu, Redinha Nova e Tabatinga, ficaram dentro dos padrões exigidos pelo CONAMA.