[VÍDEO] “Esta não é uma Casa de covardes”, diz Gilmar Mendes sobre PEC do Senado

Decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Foto: Reprodução

O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, se manifestou na tarde desta quinta-feira (23) sobre a Proposta de Emenda à Constituição 8/2021, aprovada no Senado Federal na quarta-feira (22).

A proposta limita decisões monocráticas no STF, proibindo que as mesmas possam suspender a eficácia de leis, atos normativos e atos do presidente da República e do Poder Legislativo.

“Esta Casa não é composta por covardes, esta casa não é composta por medrosos”, declarou Gilmar depois de o presidente da Corte, ministro Roberto Barroso, também se manifestar sobre o caso. De acordo com o magistrado, a PEC aprovada trata da “ressurreição de um cadáver”.

O ministro disse ainda que a Alta Corte está preparada para enfrentar “investidas destemidas e inconstitucionais” mais uma vez, agora, por parte do Poder Legislativo.

A proposta faz parte de uma ofensiva do Senado Federal contra o STF. O Poder Judiciário e o Poder Legislativo enfrentam um momento de tensão nos últimos meses, desde que a Corte começou o julgamento de diferentes casos que colocaram o Supremo em oposição direta ao Congresso, como nos casos do marco temporal, da descriminalização do porte pessoal de drogas e da descriminalização do aborto.

Fonte: Poder 360