Em alusão ao Junho Preto, campanha de conscientização sobre o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, Natal recebe o evento Juntos contra o Melanoma, na terça-feira (16), às 18h30, no auditório da Oncocentro, no Tirol.
A ação tem o objetivo de sensibilizar tatuadores, cabeleireiros, barbeiros, massagistas e esteticistas sobre os sinais de alerta da doença. O encontro é gratuito, presencial e as vagas são limitadas. Os interessados devem fazem as inscrições clicando neste link
O programa integra uma mobilização nacional que acontece desde 2017, promovido pelo Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), que busca ampliar o acesso à informação e incentivar a detecção precoce da doença. Durante o workshop, especialistas vão explicar como reconhecer mudanças na pele que podem estar associadas ao câncer de pele.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio 2026–2028, são previstos 9.360 novos casos de melanoma no Brasil, sendo 140 no Rio Grande do Norte. Embora represente cerca de 5% dos casos de câncer de pele, o melanoma é responsável pela maior parte das mortes, devido à sua alta capacidade de gerar metástases. Apesar da gravidade, o câncer tem mais de 90% de chances de cura quando identificado precocemente, o que reforça a importância da informação e da vigilância constante da pele.