Famílias com apenas duas pessoas superam os 35% e se tornam maioria no RN, aponta IBGE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Rio Grande do Norte tinha 326.264 famílias formadas por apenas duas pessoas em 2022, número que corresponde a 35,87% do total das famílias residentes no estado. Em 2010, o percentual era de 25,63%. Com o aumento de mais de 10 pontos percentuais, o arranjo familiar com duas pessoas superou aqueles
formados por três pessoas (34,09%), e se tornou maioria no território potiguar.

As informações são da amostra do Censo Demográfico 2022 sobre Nupcialidade e Família divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados consideram apenas as famílias únicas e as famílias conviventes principais residentes em domicílios particulares.

Além do aumento na proporção de famílias compostas por apenas duas pessoas, a pesquisa também revela uma queda no percentual de famílias com quatro membros ou mais, que saiu de 43,43% em 2010 para 30,05% no último Censo.

Os dados do IBGE constatam o encolhimento do tamanho das famílias brasileiras. O mesmo fenômeno identificado no RN foi observado em todos os demais estados do país.

Número de pessoas vivendo sozinhas cresce e chega a 16% das unidades domésticas no RN

Embora não sejam consideradas famílias, os dados do Censo Demográfico 2022 também revelam o aumento do percentual de unidades domésticas unipessoais, que formadas por pessoas vivendo sozinhas.

No Rio Grande do Norte, 16,1% das unidades domésticas em domicílios particulares permanentes eram unipessoais em 2022, frente a 9,38% em 2010. O IBGE estima que havia mais de 183 mil pessoas morando sozinhas no estado durante o último Censo. A maioria delas era homem (54,14%).

Em todo o Brasil, 13,6 milhões de unidades domésticas recenseadas em 2022 eram unipessoais. Os dados mostram ainda que 1 a cada 3 pessoas que viviam sozinhas no estado potiguar tinham 60 anos ou mais de idade. Ao todo, havia 71.310 pessoas nessa faixa etária em unidades unipessoais.

Tabela: Unidades domésticas unipessoais em domicílios particulares permanentes por grupo de idade do responsável – Rio Grande do Norte – 2022

Total 183.462
Menos de 20 1.369
Entre 20 e 29 18.271
Entre 30 e 39 23.909
Entre 40 e 49 30.044
Entre 50 e 59 38.559
60 ou mais 71.310
Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2022

Sobre a pesquisa

O Censo Demográfico 2022: Nupcialidade e Família: Resultados preliminares da amostra traz informações referentes à família detalhados por existência ou não de famílias conviventes, quantidade de componentes e composição familiar, além de dados de nupcialidade das pessoas de 10 anos ou mais de idade, com desagregação por estado conjugal e natureza da união conjugal.

Os resultados estão desagregados também por idade, sexo, cor ou raça, grandes grupos de religiões declaradas, nível de instrução e classes de rendimento per capita, e serão disponibilizados para Brasil, grandes regiões, estados e municípios e outros recortes geográficos compostos a partir de municípios.