Prefeitura do Natal oferece mamografias gratuitas no bairro do Alecrim até 3 de julho

Foto: Divulgação/SMS

A Prefeitura de Natal disponibiliza, entre até o dia 3 de julho, exames gratuitos de mamografia por meio da unidade móvel do Grupo Reviver. O atendimento acontece no Centro de Especialidades Integradas (CEI Leste II), localizado na Rua Fonseca e Silva, nº 1129, no bairro Alecrim, das 7h às 16h30.

Podem realizar o exame mulheres a partir dos 40 anos, mediante apresentação de documento oficial com foto, Cartão SUS e comprovante de residência em Natal. Não é necessário encaminhamento médico.

A iniciativa busca ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que lidera os casos de câncer entre as mulheres, desconsiderando o câncer de pele não melanoma, e continua sendo a principal causa de morte por câncer na população feminina. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 73,6 mil novos casos da doença.

Em Natal, a oferta do exame faz parte da estratégia permanente de prevenção. Somente em 2025, a rede municipal realizou 25.527 mamografias. Além da unidade móvel, o serviço está disponível durante todo o ano por meio de clínicas credenciadas, com acesso mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde.

Considerada o principal método para identificar alterações nas mamas em fases iniciais, a mamografia é fundamental tanto para o rastreamento quanto para o diagnóstico da doença, aumentando as chances de tratamento eficaz e de cura quando o câncer é detectado precocemente.