Carlos Eduardo afasta influência de Zenaide em disputa ao Senado, confirma apoio a Allyson e explica volta à disputa pela ALRN

Ex-prefeito de Natal diz que ficou fora da disputa ao Senado por decisão nacional do União Brasil, anuncia apoio a Allyson Bezerra e volta a disputar mandato proporcional após mais de três décadas

Foto: Mayane Lins/Jovem Pan Natal

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo (União Brasil) negou nesta quarta-feira (17) que a senadora Zenaide Maia (PSD) tenha influenciado sua saída da disputa pelo Senado Federal e confirmou apoio à pré-candidatura de Allyson Bezerra (União Brasil) ao Governo do Estado.

Em entrevista ao programa Dê o Play, da Jovem Pan Natal, Carlos afirmou que sua saída da corrida pelo Senado ocorreu após uma orientação nacional do União Brasil de priorizar investimentos nas candidaturas à Câmara dos Deputados. Segundo ele, a legenda informou aos diretórios estaduais que não disponibilizaria recursos do fundo eleitoral para campanhas ao Senado.

Foi muito especulado que teria havido um veto da senadora Zenaide, mas ninguém nunca me confirmou isso. O que tenho de concreto é que o União Brasil informou que não haveria fundo eleitoral para as candidaturas ao Senado. Por esse critério, eu fiquei fora”, declarou.

A fala ocorre em meio às especulações dos bastidores políticos sobre a formação da chapa majoritária da oposição para 2026. Apesar de afastar a tese de interferência da senadora, Carlos indicou que uma composição política está próxima de ser consolidada.

Ele afirmou que pretende conversar nos próximos dias com Zenaide Maia e com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e sinalizou que não vê obstáculos para apoiar a candidatura da senadora à reeleição.

Retorno ao Legislativo

Após disputar sucessivas eleições majoritárias nos últimos anos, Carlos Eduardo decidiu retornar à disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, cargo que ocupou no início da carreira política.

Segundo ele, a decisão foi tomada após perceber uma demanda de apoiadores e lideranças políticas para que permanecesse no processo eleitoral de 2026.

Passei a observar que havia algo muito mais forte do que a pergunta se eu seria candidato. Havia um desejo das pessoas para que eu disputasse a eleição”, afirmou.

O ex-prefeito reconheceu que chega mais tarde à corrida eleitoral do que outros pré-candidatos que já estão em campanha há meses, mas aposta na experiência acumulada como deputado estadual, secretário de Estado e prefeito de Natal para compensar a desvantagem.

Apoio ativo a Allyson

Durante a entrevista, Carlos Eduardo também oficializou apoio ao projeto liderado por Allyson Bezerra (União Brasil) para o Governo do Estado e afirmou que participará ativamente da campanha.

Ele atribuiu a decisão à avaliação positiva da gestão do prefeito de Mossoró, à aprovação popular obtida no município e ao discurso de renovação representado pelo pré-candidato.

Vou participar ativamente da campanha. Vou pedir votos para Allyson Bezerra em todos os lugares. Sou um soldado dessa luta”, declarou.

A aproximação fortalece a estratégia do grupo político liderado pelo União Progressista de ampliar presença na Região Metropolitana de Natal, onde Carlos mantém forte capital eleitoral.

Centro político e crítica à polarização

Ao comentar o cenário nacional, Carlos Eduardo voltou a se definir como político de centro e criticou a polarização entre lulistas e bolsonaristas.

Segundo ele, o debate político brasileiro tem deixado de lado temas estruturais como educação, saúde, equilíbrio fiscal e infraestrutura para se concentrar em disputas personalistas.

Essa polarização não faz bem ao Brasil. O país deixa de discutir seus problemas para discutir pessoas”, afirmou.

Questionado sobre a eleição presidencial, Carlos disse que seguirá a orientação partidária quando houver definição da coligação.