Trump anuncia tarifa global de 10% após decisão da Suprema Corte contra “tarifaço”

De acordo com Trump, a nova medida será aplicada com base na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (20) a criação de uma tarifa global de 10%, poucas horas depois de a Suprema Corte do país considerar ilegal o chamado “tarifaço” adotado anteriormente pelo governo. Segundo a decisão judicial, o republicano violou a legislação federal ao impor tarifas amplas de forma unilateral.

De acordo com Trump, a nova medida será aplicada com base na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974, que permite ao presidente instituir tarifas de até 15% por um período máximo de 150 dias, com o objetivo de corrigir desequilíbrios na balança de pagamentos ou enfrentar restrições comerciais. 

Após esse prazo, a continuidade da cobrança depende de aprovação do Congresso. “Eu irei assinar agora um decreto para impor uma tarifa global de 10% sob a Seção 122 para proteger o nosso país”, declarou o presidente.