Governo do RN lança licitação de R$ 9,8 milhões para recuperar Canal do Pataxó

Será a primeira grande intervenção desde a inauguração do canal, em 1996

Lançada licitação para recuperar Canal do Pataxó - Foto: Foto IGARN

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, na última sexta-feira (20), o aviso de licitação para a recuperação do Canal do Pataxó. A estrutura tem 9 km de extensão e é responsável por levar as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves ao Vale do Açu. O investimento previsto é de R$ 9,8 milhões.

Será a primeira grande intervenção desde a inauguração do canal, em 1996. A obra será executada em etapas, ao longo de 12 meses, para evitar interrupções no abastecimento das cidades atendidas. A sessão pública da concorrência eletrônica está marcada para 9 de março, no site www.gov.br/compras.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a recuperação é considerada estratégica para garantir a segurança hídrica do Vale do Açu. O canal, localizado entre Itajá e Ipanguaçu, também abastece a Adutora Sertão Central Cabugi e impulsiona atividades como piscicultura e carcinicultura.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, a intervenção vai corrigir vazamentos e modernizar a estrutura. A gestão estadual destaca ainda que, entre 2019 e 2025, investiu R$ 1,3 bilhão em infraestrutura hídrica, incluindo a Barragem de Oiticica e o Sistema Adutor do Agreste.