A juíza Sulamita Bezerra Pacheco tomou posse, na tarde desta quinta-feira (18), como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A cerimônia foi realizada no Plenário Ministro Seabra Fagundes, na sede do Tribunal, em Natal.
A magistrada cumprirá mandato no biênio 2026-2028, ocupando a vaga aberta com o encerramento do mandato da juíza Suely Maria Fernandes Silveira.
A sessão foi conduzida pela presidente do TRE-RN, desembargadora Maria de Lourdes Medeiros de Azevêdo. Após prestar compromisso e assinar o termo de posse, Sulamita foi oficialmente integrada à composição da Corte Eleitoral.
Defesa da democracia
Em seu discurso de posse, a magistrada destacou o papel da Justiça Eleitoral na garantia da lisura do processo eleitoral e afirmou que exercerá a função com foco na legalidade e no respeito à vontade do eleitor.
“Meu único partido será o da legalidade e minha única bandeira será a Constituição Federal“, afirmou.
Trajetória
Natural de Natal, Sulamita Bezerra Pacheco é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Criminologia e juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte desde 1996.
Desde 2000, atua nos Juizados Especiais da capital. Também é professora da UFRN e formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Na Justiça Eleitoral, exerceu a função de juíza da 4ª Zona Eleitoral de Natal em 2018. Agora, passa a integrar o Pleno do TRE-RN em um período que antecede as Eleições Gerais de 2026.
Após a cerimônia de posse, Sulamita participou da sessão jurisdicional do Tribunal e foi designada para exercer a função de Ouvidora da Mulher no âmbito do TRE-RN.