AIEA convoca reunião de emergência após ataques dos EUA e Israel ao Irã

O encontro foi solicitado pela Rússia - Foto: Reprodução

O conselho de governadores da International Atomic Energy Agency (AIEA) realizará uma reunião de emergência na manhã desta segunda-feira (2) para tratar dos ataques militares realizados pelos Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã. O encontro foi solicitado pela Rússia, que, como qualquer membro do conselho, tem o direito de convocar essa sessão extraordinária.

Segundo a AIEA, a agência monitora de perto a situação no Oriente Médio após os ataques e até o momento não há indícios de impacto radiológico decorrente das ofensivas, embora tenha pedido “moderação” para reduzir riscos à segurança nuclear na região.

A escalada ocorreu no sábado (28/2), quando os Estados Unidos e Israel lançaram operações militares coordenadas contra o Irã, que envolvem ataques a várias regiões do país, incluindo alvos ligados ao programa nuclear iraniano e, segundo reportagens internacionais recentes, instalações de liderança iraniana.

Desde então, os países diretamente envolvidos não mencionaram ataques a instalações nucleares iranianas como parte dos ofensivos, e a situação tem gerado forte repercussão global, inclusive em reuniões emergenciais de órgãos internacionais.