Baleias encalham novamente no litoral Norte do Rio Grande do Norte

Desta vez, estima-se que 21 animais da espécie baleia-piloto tenham encalhado na região. Foto: Reprodução

A praia de Pititinga, em Rio do Fogo, litoral Norte do Rio Grande do Norte, foi palco de um novo encalhe de baleias neste domingo 2. Desta vez, estima-se que 21 animais da espécie baleia-piloto tenham encalhado na região.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) e o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM) estão mobilizados para lidar com esse encalhe em massa. De acordo com o projeto, há indícios de que os animais estejam desorientados, apresentando sinais de distúrbio neurológico.

No último dia 31 de maio, o projeto foi chamado para intervir no encalhe anterior de baleias em Pititinga. Após esse evento, quatro baleias vieram a óbito. Exames foram realizados para investigar as possíveis causas desse encalhe.

Os resultados dos exames revelaram diversas alterações nos animais, como parasitose intensa nas bulas timpânicas, sinais de pneumonia, estômago vazio, refluxo de líquido do fígado para o duodeno, glóbulos no fígado, isquemia e centros hemorrágicos. A equipe do projeto declarou que os animais estão doentes e que estão buscando os medicamentos adequados para tratá-los com base nessas informações.

O Centro de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Aquáticos (ICMBio/CMA) está presente no local para atender a ocorrência, conforme informações do PCCB-UERN.